quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Tema 3: A Análise de Dados


@Competências a desenvolver:
- Pesquisar e debater processos de análise de dados (quantitativa qualitativa).
- Analisar criticamente o processo de análise de dados de um relatório de dissertação
- Analisar criticamente um relatório de investigação
- Aplicar técnicas de análise de dados
- Argumentar de forma sustentada sobre processos e técnicas de análise de dados.
- Discutir a fiabilidade de uma investigação



Transcrição da entrevista


Open publication - Free publishing - More education


Grelha de análise da entrevista



Open publication - Free publishing - More education


Participação no fórum 3



Gostaria de dar o meu contributo nesta etapa final da atividade 3, tentando responder às questões colocadas pelo professor António.
Hoje em dia, a educação é uma das grandes preocupações de toda a comunidade, porque desempenha um papel fundamental na formação e construção do futuro. Interessa aos alunos e suas famílias e aos professores, intervir num processo de cooperação e construção partilhada de soluções. Assim, pareceu-me bastante oportuna a possibilidade de desenvolver este tema, análise de dados, que permitiu desenvolver um trabalho de campo confrontando alguma teoria existente com a opinião crítica que retirei da entrevista, acerca da utilização das redes sociais por parte dos educadores e jovens que são cada vez mais atuais no nosso sistema de ensino.
No que diz respeito aos cuidados a ter durante a entrevista, julgo que mesmo que seja muito bem planeada existem sempre contratempos. No meu caso, apenas passou pelo local da entrevista e o barulho que se fazia sentir nos corredores da escola. Da minha parte não foi complicado contactar o entrevistado pois trabalha comigo diariamente. No entanto, tive o cuidado de enviar um email com os objetivos, referindo que o conteúdo seria confidencial. No início da entrevista, apesar de ser do conhecimento do entrevistado, houve o cuidado de recordar os objetivos da entrevista, o tempo da entrevista, os conteúdos seriam confidenciais e que a mesma seria gravada com o seu consentimento estabelecendo a empatia e a confiança com o entrevistado como a literatura o indica. Também, a linguagem foi acessível ao entrevistado e existiu tempo para que o mesmo pudesse pensar nas suas respostas em prol do guião desenvolvido. Deste modo, as respostas podem ter sido as mais sinceras possíveis.
Relativamente, à forma de como ultrapassar entrevistados pouco cooperantes ou muito divergentes, não foi possível verificar na minha entrevista pois o entrevistado foi bastante cooperante. No entanto, penso que para ultrapassar esta barreira o entrevistador deverá tentar desenvolver uma empatia por níveis progressivos com o entrevistado durante o decorrer da entrevista. Os entrevistados muito divergentes, na minha opinião, enriquecem a investigação uma vez que apresentam opiniões divergentes.
No que concerne às dificuldades em estabelecer/rever as categorias de análise, também, não senti qualquer dificuldade pois as categorias de análise foram delineadas de acordo com as questões do guião da entrevista.
Por fim, para garantir que não estamos a sobrepor a nossa "voz" à dos entrevistados quando fazemos a análise penso que não devemos influenciar de modo algum as respostas do entrevistado. Deste modo, a veracidade da entrevista e os resultados seria colocada em causa tornando o estudo muito pouco benéfico.
Em suma, afirmo que a realização da entrevista assim como a transcrição e análise da mesma não trouxeram grandes dificuldades pois, apesar da problemática em estudo ser divergente, não é uma experiência nova para mim. No entanto, considero-a bastante enriquecedora e importante a nível de aprendizagem.  



Análise e interpretação da entrevista: Validação de entrevista


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