domingo, 13 de novembro de 2011

Temas 2: Métodos de Recolhas de Dados

Nesta atividade, reflectindo acerca da temática citada e com base nos recursos de aprendizagem disponibilizados, pretende-se adquirir uma visão geral acerca dos métodos de recolha de dados, em pesquisas relacionadas com a investigação positivista e quantitativa, imperativa e qualitativa. A partir desta a análise incide na utilização do questionário enquanto técnica quantitativa de recolha de dados e na utilização da entrevista como técnica de recolha de dados usada em investigação qualitativa.

Análise da Dissertação
 " O papel da internet no processo de construção de conhecimentos"

Autor: Cidália Neto
Orientadora: Fernández, Elías Blanco
Universidade do Minho - Instituto de Educação e Psicologia

A análise da dissertação "O papel da internet no processo de construção de conhecimentos" tomou como base a resposta às questões seguintes:

@São apresentados claramente os objectivos de investigação que presidiram à elaboração do questionário? 
Respondendo à questão a autora, Cidália Neto, apresenta os objetivos de investigação de forma clara. No primeiro capítulo a autora apresentou quatro objetivos gerais que guiaram este estudo (página 13/23 pdf):
• Verificar as condições de acesso à Internet (professores e alunos).
• Caracterizar a relação de professores e alunos com a Internet, numa perspectiva comparativa.
• Analisar as representações dos dois grupos, no que respeita à Internet e aoseu papel na sociedade, em geral, e na educação formal, em particular.
• Averiguar a forma como os alunos realizam uma pesquisa na Internet.
Com base nestes objetivos, a autora, definiu dois grupos distintos de objetivos de investigação que influenciaram a elaboração do questionário, professores e alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico (página 64/74 pdf):
• Verificar a facilidade de acesso (ou não) à Internet.
• Verificar a frequência de acesso à rede.
• Apurar as razões de uma fraca navegação na Internet (se for o caso).
• Identificar os interesses que motivam o acesso à rede.
• Caracterizar a relação dos dois grupos com a Internet, em termos técnicos.
• Identificar as representações que os actores educativos têm acerca dos conteúdos presentes na Rede e sua organização.
• Verificar o grau de importância atribuída à Internet.
• Aquilatar o grau de confiança relativamente aos conteúdos que circulam na
Internet.
• Comparar as perspectivas e práticas dos dois grupos alvo.
Para além dos objetivos definidos foram considerados mais dois para o grupo de professores:
• Caracterizar a relação dos alunos com a Internet, sob o ponto de vista dos professores, em termos técnicos e cognitivos.
• Verificar se os professores ajudam os alunos nas suas pesquisas realizadas na Internet.

@ São indicados os passos que estiveram subjacentes à construção do questionário?
A autora não apresenta claramente os passos que estiveram subjacentes à construção do questionário pois, não é indicado qualquer tipo de princípio de construção nem especificado questões de ética sobre o mesmo.

@ A amostra é claramente identificada?
A amostra é claramente identificada assim como os seus passos e a referida fundamentação. A amostra incidiu sobre a aplicação de um questionário a dois grupos distintos, professores e alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico, pertencentes à ao distrito do Porto e Bragança (Direção Regional de Educação do Norte) de forma a ser possível comparar resultados entre o litoral e o interior, pois apresentam condições geográficas desfavoráveis e diferentes estilos de vida. Razão esta que levou à fundamentação da amostra. Assim os inquéritos foram realizados a (página 65/75 PDF):
 350 alunos de 5 escolas sendo que três pertenciam ao distrito do Porto e duas pertenciam ao distrito de Bragança;
110 professores de ambas as escolas pertencentes a diferentes zonas geográficas devido à mobilidade docente.

@ É indicado o método usado na definição da amostra?
A definição da amostra resultou dos laços que a autora mantinha com alguns professores das respectivas escolas em estudo, sendo que os mesmos prontificaram-se a aplicar os inquéritos junto de restantes colegas e alunos. Também, a existência de computadores ligados à internet para uso dos alunos influenciaram a seleção da amostra.
“O critério de selecção das escolas foi a existência de professores aí colocados que mostraram interesse em colaborar na aplicação dos inquéritos junto dos alunos e colegas, bem como a presença de computadores ligados à Internet para uso dos alunos.” (página 65/75 PDF)
Os métodos usados para definir a amostra não estão claramente definidos, isto é, a autora não específica o método formal de amostragem. De acordo as informações constantes na tese em análise, pode-se considerar como sendo um método não aleatório uma vez que a amostra foi previamente selecionada segundo um critério mais ou menos subjetivo. Este tipo de método não é aconselhável quando se pretende estudar a população (universo do estudo) através das conclusões obtidas com a amostra. No entanto, pode ser útil validação prévia do questionário.
“A selecção das escolas onde foram aplicados os inquéritos obedeceu a critérios relacionados com a existência de elos de comunicação.” (página 66/76 PDF)

@O questionário usado foi objecto de validação prévia?
A autora refere que o questionário foi submetido a uma validação prévia, (“A fim de validar o questionário, foi elaborada uma primeira versão e submetida à apreciação de 20 alunos e 10 professores.”). Desta, resultou a reformulação de aspetos de forma e conteúdo de algumas questões do questionário (“foi reformulada a redacção das questões 11 e 12 e acrescentados tópicos às opções da pergunta 12.”).


@ No capítulo da explicitação da metodologia usada há indicações sobre o modo de tratamento dos dados obtidos com a aplicação do questionário?
Os dados foram analisados através do programa MS Excel, e apresentados percentualmente sempre que existiu relevância para tal. A interpretação dos mesmos foi efetuada de acordo com os objetivos em estudo. (página 67/77 PDF)

Participação no Fórum 
Métodos Quantitativos de Recolha de Dados

Re: Questionários como ferramenta de recolha de dados

por Ivone Máximo - Segunda, 21 Novembro 2011, 00:08 (Plataforma moodle)

Reforçando a proposta de vantagens e desvantagens das questões abertas e fechadas na elaboração de um questionário que o colega José Neto apresentou (Sexta, 18 Novembro 2011, 21:20) partilho o quadro síntese seguinte:
Perguntas
Vantagens
Desvantagens
Abertas
O sujeito goza de liberdade para responder
- Estimula o pensamento livre;
- Indispensável aos estudos exploratórios.
- Dificuldade no tratamento de informação;
- Análise dos dados mais subjectiva;
- Dificuldade em categorizar e interpretar respostas;
- Possível distorção das respostas durante o processo de codificação;
-Maior probabilidade de ocorrer vieses associados ao investigador;
- Mais tempo para responder à questão;
- Dificuldades em detetar erros de omissão.
Fechadas
O investigado fica limitado à opção de resposta
- Existe uniformidade, e por isso simplifica a análise da resposta;
- Análise rápida e económica;
- A lista de respostas ajuda a clarificar o significado da questão;
- Respostas mais fáceis de tabular;
- Ajuda a sintetizar a informação;
- Mais fácil e rápida de responder.
- Não dá liberdade de expressão ao inquirido;
- Condiciona a resposta do inquirido;
- Difícil de elaborar;
- Pode levar a erros quando são selecionados padrões de resposta que interessam ao seleccionador;
- Diminui o índice de reflexão sobre o tipo de resposta do inquirido;
- Falha pela falta de variáveis e profundidade;
- Dificuldade em determinar erros e omissões.

A Entrevista

Segundo Moser e Kalton (1971), "a entrevista é como uma conversa entre o entrevistado e um entrevistado que tem o objetivo de extrair determinada informação do entrevistado."
@ Como caracterizar as entrevistas quanto ao número de sujeitos inquiridos?

ü Individual
 O objetivo é recolher informação sobre o entrevistado e poderá não seguir uma estrutura pré-estabelecida.

ü Grupo
O objetivo é recolher informação de diversos participantes e características idênticas.
ü Social
O objetivo é recolher informação de uma forma informal a um ou vários entrevistados sendo que a mesma é avaliada por um ou mais entrevistadores.
ü Painel
O objetivo é recolher informação ao entrevistado por vários entrevistadores.
@ Como se podem diferenciar as entrevistas relativamente aos temas em análise?

As entrevistas podem ser diferenciadas do seguinte modo:

ü Entrevista de controlo
Entrevistas pós-experimentais que se verificam a probabilidade de uma situação experimental. A entrevista não é o instrumentos principal da investigação.
ü Entrevista de verificação
Para analisar a evolução de um determinado domínio da investigação.
ü Entrevista de aprofundamento
Para as temáticas consideradas em parte inexplicadas.
ü Entrevista de exploração
O domínio não é conhecido.

@ Como diferenciar entrevistas quanto à estruturação? 

üEntrevista estruturada

 - Minimizar a variação das respostas às questões colocadas pelo entrevistado
- Composta por questões fechadas com o intuito de obter dados acerca da amostra
- O tipo de informação recolhida é uniforme
- As questões são colocadas como foram previstas
- As categorias de respostas são definidas antecipadamente
- A apreciação das respostas no decorrer da entrevista é reduzida
ü Entrevista semi-estruturada
-Utiliza um guião previamente preparado de serve como base ao desenvolvimento da entrevista
- Possibilita aos diferentes entrevistados responder às mesmas questões
- O desenrolar da entrevista surge adaptando-se ao entrevistado
- Pode existe flexibilidade na ordem das questões
- É necessário um elevado grau de flexibilidade na exploração das questões
üEntrevista não estruturada
- Entrevistador sugere um tema
- O desenrolar da entrevista surge com o fluir de uma conversa
- As questões surgem espontaneamente no contexto
- A participação do sujeito é promovida, estimulada e orientada pelo entrevistador
- Não existe uma ordem predefinida

@ Como  construir um guião para uma entrevista? 
1. Caraterizar o perfil do entrevistado (idade, escolaridade, localidade, nível sócio-cultural)
2. Seleçionar a população e a  amostra de indivíduo (s)
3. Definir a temática, objetivos e dimensão
4. Definir o meio de comunicação, espaço e tempo
5. Descrever as questões ou itens para o guião
      5.1. Elaborar as questões de acordo com os itens definidos anteriormente
  5.2.Considerar as expetativas do entrevistado e possíveis expetativas do(s) entrevistado(s)
      5.3. Formular questões fechadas e abertas
      5.4. Pensar em alternativas para eventuais variações nas respostas
      5.5. Dimensionar e ordenar o número das questões
      5.6. Selecionar um vocabulário acessível, claro e rigoroso adaptado ao entrevistado
6. Elaborar um guião com um aspeto gráfico favorável
    6.1.Identificar a instituição, data, título e entrevistador no cabeçalho
   6.2.Incluir uma breve apresentação da entrevista descrevendo a origem e objetivos da mesma
    6.3.Utilizar tipo de letra legível com parágrafos justificados
7.Validar a entrevista segundo a análise e crítica sujeitos relevantes

Referências Eletrónicas:


Trabalho de Grupo: Guião para uma entrevista

Nesta etapa foi-nos proposto a elaboração de um guião da entrevista acerca da utilização das redes sociais em contexto educativo - um estudo caso. Para tal, o grupo 4, recorreu a diversas ferramentas que auxiliam o trabalho colaborativo, Google Docs, Gmail, Skype e a plataforma Moodle, para desenvolver um excelente trabalho apresentando o guião seguinte:



Após o debate no fórum acerca dos diversos guiões elaborados pelas diferentes equipas, surge a oportunidade de cada equipa utilizar o guião produzido reestruturando segundo as ideias sugeridas  pelo docente e pelos colegas. Assim sendo, o grupo 4 decidiu reformular o documento inicial nomeadamente, na duração da entrevista e no tipo de questões (abertas devido à entrevista ser do tipo semi-estruturada) produzindo o guião final seguinte:

Open publication - Free publishing - More education

Segui-se a realização da entrevista no terreno...

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